Sequestradores libertam Carlos Raleiras

O jornalista Carlos Raleiras foi libertado pelos seus sequestradores, no dia 15, à tarde, junto à fronteira do Iraque com o Koweit. O repórter da TSF fez uma ligação para a sua rádio, pouco depois das 17 horas de Lisboa, de uma casa de iraquianos que tinha alcançado a pé, afirmando encontrar-se bem de saúde, apesar das 30 horas de cativeiro.

Carlos Raleiras afirmou não ter sido maltratado pelo grupo de nove sequestradores, que lhe deram água e bolachas, embora o tenham despojado de todos os objectos de valor.

O repórter contou que foi levado pelos raptores para vários barracões, embora ache que nunca se afastaram muito da zona do rapto, e que tinha passado a manhã do dia 15 na mala de um automóvel.

A libertação de Carlos Raleiras foi decidida pelos raptores, que não chegaram a receber os 50 mil dólares de resgate que tinham pedido e que a TSF estaria disposta a pagar.

Face à instabilidade que se vive em território iraquiano e à falta de garantia de medidas de protecção, quer pelas forças da coligação como pela GNR, alguns jornalistas portugueses estão a ponderar a hipótese de abandonarem o Iraque.

Partilhe