Sentenças pesadas para jornalistas marroquinos

Dois meses de prisão com pena suspensa, uma indemnização de um milhão de dirhams (91 mil euros) e uma multa de 2500 dirhams (228 euros) constituem a sentença aplicada a 15 de Agosto por um tribunal de Casablanca a dois jornalistas marroquinos acusados de difamar uma deputada.

Ahmed Reda Benchemsi e Karim Boukhari, respectivamente editor-executivo e editor do semanário marroquino “Tel Quel”, foram levados a tribunal pela deputada Hlima Assali, que se considerou alvo de difamação no artigo “O segredo de uma morena”.

O texto em causa foi escrito por Karim Boukhari e descrito pelo próprio como um artigo humorístico que descrevia a carreira de uma mulher da região do Atlas Central que teria começado como “cheïka” (bailarina popular) e acabado como deputada, e que na peça era identificada pelo pseudónimo Asmaa “para que não alegasse que estava a ser difamada”.

O advogado de defesa dos dois jornalistas considerou que não foi possível apresentar uma defesa adequada no julgamento e que o veredicto foi tendencioso, estranhando ainda a leitura da sentença em Agosto, pois tal só acontece em casos urgentes que justifiquem a interrupção das férias judiciais.

Em reacção a este caso, a Repórteres Sem Fronteiras (RSF) disse-se “revoltada com a severidade das sentenças”, pois “os jornais marroquinos não deveriam temer penas de prisão em processos de difamação”.

Partilhe