Seminário sobre os jornalistas e a justiça

Na sequência das críticas dirigidas à comunicação social pela Associação Sindical dos Juízes Portugueses, o Sindicato dos Jornalistas propõs a realização de um seminário que incluisse a participação da Ordem dos Advogados. As actuais condições do trabalho jornalístico como origem de alguns problemas é o que o SJ se propõe denunciar.

O Sindicato dos Jornalistas (SJ), a Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) e outras organizações profissionais representativas dos agentes que asseguram aos cidadãos o princípio da publicidade das audiências de julgamento deverão organizar em conjunto um seminário sobre as condições de produção dos media.

A iniciativa, que se encontra em fase de preparação, decorre da proposta feita pelo SJ à organização de juízes, na sequência de intervenções produzidas no último congresso desta classe, em Novembro passado, durante o qual foram produzidas críticas aos jornalistas e aos média.

Reagindo, em declarações a vários órgãos de informação, a críticas no Congresso da ASJP, o presidente da Direcção do SJ, Alfredo Maia, considerou necessário discutir com os juízes as condições em que trabalham os jornalistas, designadamente em matéria de respeito pelos direitos profissionais e laborais e até da pressão impostas pelo novo quadro de concorrência desenfreada entre os média.

Tais condições, explicou o dirigente, condicionam, por vezes, o próprio respeito pelas normas deontológicas da profissão e são responsáveis por alguns desempenhos profissionais nem sempre adequados ao correcto respeito pelos direitos dos cidadãos.

Em carta posteriormente dirigida à ASJP, o SJ propôs uma reflexão destinada a quantificar, caracterizar e compreender os fenómenos, de modo a que não nos pronunciemos sobre eles com intervenções de indiscutível efeito mediático mas de fundamentação discutível.

Tal reflexão, adiantou o SJ, pode ser feita num seminário organizado conjuntamente pelas duas organizações, proposta a que a ASJP aderiu prontamente, embora manifestasse a opinião de que uma iniciativa daquela natureza deve ser igualmente alargada aos demais interventores judiciários.

A concretização de uma proposta mais avançada ficou dependente da realização das eleições para a Ordem dos Advogados, que entretanto se realizaram. O bastonário eleito, José Miguel Júdice, já foi posto ao corrente deste processo e convidado a aderir à iniciativa, que se destina a analisar as relações entre a Justiça e os Media e na qual o SJ deverá insistir na sua convicção de que estes problemas devem ser analisados à luz das actuais condições de produção do trabalho jornalístico.

Partilhe