Seminário sobre crianças em risco: inscrições até dia 19

Podem ser apresentadas até ao dia 19 de Setembro as inscrições para o seminário sobre a protecção da infância e o papel da comunicação social, destinado a jornalistas e a dirigentes de comissões de protecção de crianças e jovens, que se realiza no dia 25 em Lisboa.

Organizado pela Comissão Nacional de Protecção das Crianças e Jovens em Risco (CNPCJR), o seminário vai decorrer no Centro Jean Monnet – Representação da Comissão Europeia em Portugal, na Rua do Salitre n.º 1 – 10º andar, em Lisboa, conta com intervenções dos provedores dos espectadores da RTP, Paquete de Oliveira, e dos ouvintes da RDP, Adelino Gomes, do director adjunto do “Correio da Manhã”, Eduardo Dâmaso, e dos jornalistas Céu Neves (“Diário de Notícias”), Jorge Nuno Oliveira (TVI) e Fernanda Oliveira Ribeiro.

Os presidentes da Direcção do SJ, Alfredo Maia, e do Conselho Deontológico, Orlando César, intervirão nas sessões de abertura e de encerramento, respectivamente, presididas pelo juiz conselheiro Armando Leandro, presidente da CNPCJR.

O seminário, que conta também com comunicações de dirigentes e técnicos da CNPCJR, juristas e investigadores, prossegue a reflexão iniciada no Porto, em Maio de 2007, e tem como tema “A cultura da infância numa sociedade democrática: contributos e responsabilidades. A mais valia da informação/comunicação”.

Com a iniciativa, a CNPCJR visa “potenciar o papel informativo e reflexivo dos órgãos de comunicação social na construção social da realidade referente à protecção das crianças e jovens, em particular as que se encontram em risco ou perigo, e à promoção dos seus direitos”.

Nos trabalhos, serão analisados o percurso de um caso numa CPCJ, o processo de cobertura jornalística de um caso de uma criança ou jovem em perigo, a responsabilidade dos meios de informação no sistema de promoção e protecção e, ainda, os direitos fundamentais à informação e privacidade (ver programa publicado como anexo).

As inscrições devem ser feitas directamente para a Comissão, através da ficha que publicamos em anexo, na qual constam os respectivos contactos.

Partilhe