O Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas (Cenjor) vai promover, nos dias 13, 15, 20 e 22 de Outubro, um seminário intitulado “Jornalismo e Direitos da Criança e do Jovem”, resultante de uma parceria com o Instituto de Apoio à Criança e com a Comissão Nacional de Protecção das Crianças e Jovens em Risco.
Dirigida a jornalistas, a acção de formação pretende que os profissionais “adquiram um conhecimento aprofundado das diversas componentes e práticas sociais relativas às crianças enquanto cidadãs do sistema democrático, de modo a aperfeiçoarem competências no tratamento jornalístico dos temas e acontecimentos relacionados com esta problemática”.
Fazem parte do programa os seguintes temas: a criança como sujeito de direito: perspectiva histórica e jornalística; direitos da criança e jornalismo no contexto português; as notícias sobre crianças e jovens; por uma nova agenda noticiosa para a infância.
Com uma duração total de 16 horas, o seminário decorrerá entre as 9 às 13 horas no Cenjor, localizado nas instalações da Escola Secundária Marquês de Pombal, em Lisboa.
A frequência da acção é gratuita, mediante o preenchimento do formulário de pré-inscrição disponível em www.cenjor.pt (ver “Candidaturas”), que deve fazer-se acompanhar do curriculum vitae do participante, bem como de fotocópias/digitalizações da Carteira Profissional de Jornalista (se for titular) e de um documento de identificação, que pode ser o BI ou o Cartão de Cidadão.
Esclarecimentos adicionais podem ser solicitados a Helena Rodrigues da Silva, do Departamento Técnico-Pedagógico do Cenjor, pelos telefones 218 855 008 (directo) ou 218 855 000 (geral) ou pelo e-mail hsilva@cenjor.pt