O comité de empresa do jornal económico “Expansión”, do grupo espanhol Unidad Editorial, convocou diversas paralisações para a esta semana, como forma de protesto pela atitude patronal durante a negociação do contrato colectivo de trabalho.
Os trabalhadores, que recusaram recentemente a proposta de acordo colectivo avançada pela empresa, irão parar das 17 às 21 horas a 23 e 24 de Março e durante toda a jornada no dia 26.
Para o comité de empresa do “Expansión”, o novo contrato colectivo deve equiparar-se, em vários aspectos ao do “El Mundo”, face ao qual se sentem discriminados.
A empresa afirma que está a atravessar uma situação económica difícil, mas o comité insiste na apresentação de uma nova proposta, uma vez que entre a primeira e a segunda apresentadas a única diferença era um aumento de 50 cêntimos nas senhas de refeição.
Os trabalhadores do “Expansión”, cerca de 130, receberam demonstrações de solidariedade dos comités e dos companheiros de outras empresas do grupo, como o diário generalista “El Mundo” ou o desportivo “Marca”.