Seis jornalistas detidos no Irão

Durante a última semana, seis profissionais da imprensa iranianos foram detidos pelas autoridades sem qualquer mandato judicial ou razão aparente.

A 16 de Outubro, o semanário de língua farsi “Safir Dashtestan” foi encerrado e o dono M. Boumand, o editor Hossin Rouin e um assistente editorial foram detidos devido à publicação de um artigo satírico acerca do Ayatollah Ali Khamenei. Os três acabaram por ser libertados mais tarde, sob fiança.

Dias antes, a 12 de Outubro, três jornalistas do semanário curdo “Rouji Ha Lat” – Farhad Aminpour, Reza Alipour e Saman Solimani – foram detidos nas instalações do título em Sanandaj, sem qualquer motivo aparente, não se sabendo desde então qual o seu paradeiro ou estado de saúde.

A Repórteres Sem Fronteiras (RSF), acusando o governo do Irão de usar qualquer desculpa para limitar a liberdade de expressão, divulgou ainda o caso de Hossin Shakery, jornalista do semanário “Payam-e-Jonob”, que foi acusado a 14 de Outubro de “perturbar a paz” por um tribunal de Bushehr, tendo passado 48 horas detido por não ter dinheiro para pagar a fiança de 100 milhões de riais (nove mil euros) imposta pelo juiz.

Partilhe