Segurança para jornalistas é tema no ensino superior do Líbano

Programa de formação para estudantes de Jornalismo resulta da colaboração entre a UNESCO, a FIJ e o ministério libanês do Ensino Superior.

Os estudantes universitários de Jornalismo dispõem no Líbano de uma nova ferramenta de aprendizagem: trata-se do programa “Segurança dos jornalistas”, o qual nasce da colaboração entre a UNESCO, a Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) e o ministério libanês do Ensino Superior.

Segundo revela a FIJ, o programa foi ontem apresentado em Beirute e Anthony Bellanger, secretário-geral da entidade, lembrou: “Por serem jornalistas, cerca de três mil profissionais à escala mundial foram mortos desde 1900 e quase 700 perderam a vida no Médio Oriente. A segurança dos jornalistas diz respeito a todos e a FIJ continua a agir, a todos os níveis, no sentido de que os profissionais do setor cumpram a sua missão de informar não só na vossa região, mas no mundo inteiro. É por isso que desenvolvemos, em colaboração com as Nações Unidas e a UNESCO a nível mundial, mas também no plano nacional com os seus associados, planos de formação no campo da segurança. Este programa de âmbito universitário enquadra-se nessa perspetiva da FIJ, maior organização mundial de jornalistas com perto de 600 mil membros.”

Sylvie Coudray, responsável pela secção de comunicação e informação da UNESCO em Paris, sublinhou: “A segurança e a proteção dos jornalistas fazem parte da missão da UNESCO. é um trabalho que está ligado de forma íntima ao nosso combate contra a impunidade e a UNESCO orgulha-se de estar ao lado da FIJ nesta formação aqui no Líbano.”

Explica a organização que “os estudantes envolvidos vão integrar cursos especializados em segurança e nas ameaças de que são vítimas os jornalistas no terreno, mas também em questões como ética, segurança digital, gestão de riscos, cobertura de manifestações e guerras, direito internacional e Direitos do Homem”.

Partilhe