Schwarzenegger penaliza roubo de jornais gratuitos

O governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, promulgou uma nova lei que multa quem tirar mais do que 25 cópias de um jornal gratuito, como resposta a uma sucessão de incidentes com este tipo de periódicos.

A multa, de 250 dólares, visa evitar que os jornais sejam retirados dos postos de distribuição para vender para a reciclagem ou outra forma de negócio, para lesar a concorrência ou para impedir a sua chegada aos leitores.

Se qualquer destes actos for realizado por um reincidente, a multa sobe para os 500 dólares e pode ser acompanhada de 10 dias de prisão.

Entre os casos registados está o do jornal “Chula Vista Star”, que foi retirado dos postos de distribuição em três ocasiões distintas e vendido para a reciclagem no México.

Noutra situação, milhares de cópias do jornal de língua chinesa “Epoch Times” começaram a ser levadas dos postos em San Gabriel Valley após a publicação de artigos sobre violações dos direitos humanos na China.

Já em 2002, o presidente da Câmara de Berkeley, Tom Bates, foi multado em 100 dólares por deitar fora cópias do “Daily Californian” depois de o jornal estudantil da Universidade da Califórnia em Berkeley ter apoiado o seu rival político.

Perante estes incidentes, as autoridades afirmaram não saber como agir, visto os jornais gratuitos não terem valor de mercado, tendo a nova lei surgido para resolver este impasse.

Partilhe