Sami Yousafzai pode estar preso em segredo no Paquistão

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) e a Repórteres Sem Fronteiras (RSF) suspeitam que o jornalista afegão Sami Yousafzai, cujo paradeiro é desconhecido desde 21 de Abril, esteja detido pelas autoridades paquistanesas em lugar secreto.

Colaborador da “Newsweek”, Sami Yousafzai foi detido a 21 de Abril, juntamente com a norte-americana Eliza Griswold, jornalista da “New Yorker”, e um motorista, numa barreira em Bakhakhel, quanto tentavam entrar no Vaziristão do Norte, depois de verem recusada a sua entrada na área tribal do Vaziristão do Sul, numa barreira em Jandola.

Segundo um agente local, os jornalistas foram questionados e autorizados a regressar a Peshawar, onde as forças de segurança paquistanesas os detiveram.

A jornalista norte-americana foi prontamente deportada, mas nada se sabe quanto ao destino dos dois afegãos, o que segundo a RSF volta a demonstrar a dualidade de critérios do governo paquistanês.

Como recordou a FIJ, este caso é em tudo semelhante ao de Khawar Mehdi Rizvi, detido em Dezembro de 2003 por acompanhar dois repórteres franceses às zonas tribais do Vaziristão, sem que estes possuíssem a autorização especial para trabalhar no local exigida pelas autoridades aos jornalistas estrangeiros.

Os dois franceses foram deportados, mas Khawar Mehdi Rizvi foi detido secretamente durante meses, estando agora a aguardar julgamento em liberdade, recaindo sobre ele acusações de conspiração.

Partilhe