Salários em atraso no “Janeiro” e no “Motor”

Os jornalistas e outros trabalhadores ao serviço de “O Primeiro de Janeiro” e de o “Motor”, no Porto, estão com salários em atraso há vários meses, denuncia o Sindicato dos Jornalistas (SJ) em comunicado divulgado hoje, 08 de Julho.

Segundo o SJ, que hoje mesmo pediu a intervenção urgente da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) junto das redacções dos dois jornais, os cinco jornalistas que asseguram a edição de “O Primeiro de Janeiro” não recebem os seus salários há três meses, enquanto os profissionais ao serviço do “Motor” registam atrasos de oito meses. Por pagar estão ainda os subsídios de férias e de Natal do ano passado e os subsídios de férias deste ano.

É o seguinte o texto, na íntegra, do comunicado do SJ:

Jornalistas no “Janeiro” e no “Motor” sem salários há meses

1.A Direcção do Sindicato dos Jornalistas (SJ) pediu hoje a intervenção urgente da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) junto das redacções de “O Primeiro de Janeiro” e “Motor”, no Porto, onde os jornalistas e outros trabalhadores estão com salários em atraso há vários meses.

2.Os cinco jornalistas que asseguram a edição de “O Primeiro de Janeiro” não recebem os seus salários há três meses, enquanto os profissionais ao serviço do “Motor” registam atrasos de oito meses.

3.Por outro lado, além de não terem sido pagos os subsídios de férias e de Natal do ano passado, os jornalistas que já gozaram férias este ano também não receberam os respectivos subsídios.

4.O SJ, que está a acompanhar a situação e a prestar apoio aos seus representados, considera a situação insustentável e exige a imediata satisfação das obrigações para com os trabalhadores.

5.Recorde-se que, além daqueles profissionais, três dezenas de outros jornalistas, despedidos ilegalmente no final de Julho do ano passado, continuam sem receber os respectivos créditos e a reclamar os seus direitos.

6.Além de renovar a sua solidariedade para com os jornalistas atingidos por esta situação inaceitável, a Direcção do SJ apela aos profissionais ao serviço daquelas publicações para que se mantenham unidos em defesa dos seus direitos e interesses, designadamente o direito ao salário.

Lisboa, 8 de Julho de 2009

A Direcção

Partilhe