RTP oficializa nomeação de Manuel Falcão

O conselho de administração da RTP oficializou dia 2 de Janeiro a nomeação de Manuel Falcão, que ocupava o cargo de presidente da comissão instaladora do canal A Dois, para director de programas do canal que substitui a RTP2 partir de dia 5 à noite.

Manuel Falcão foi responsável pelo conceito e estrutura do canal apresentado em Setembro, e cujo projecto foi reprovado dois meses depois pela Alta Autoridade para a Comunicação Social (AACS).

A AACS lamentou em Novembro que o projecto deixasse por definir questões tão importantes como as obrigações concretas e quantificadas de programação, as regras de escolha dos parceiros da sociedade civil, os patamares de exigência dos programas e a previsão de articulação do projecto com os produtores nacionais.

A substituição da RTP2 por este novo canal foi ainda motivo de contestação por parte de diversas entidades, entre as quais o Sindicato dos Jornalistas, uma vez que reduz o espaço de influência da televisão pública e cinge o serviço público de televisão à RTP1.

Partilhe