RTP investe em Timor-Leste

A RTP está a colaborar com a estação pública de televisão de Timor-Leste (RTTL), cuja nova imagem foi apresentada a 18 de Julho, estando a preparar nova programação, cenários e formação além do alargamento da rede.

“A RTTL tem um papel fundamental para a democratização da sociedade. Apesar de ainda existiram muitas fragilidades, uma cooperação sistemática com a RTP só poderá ajudar a atingir os objectivos definidos”, afirmou o primeiro-ministro timorense, Mari Alkatiri, citado pela Lusa, durante a cerimónia de apresentação da nova imagem do canal.

De acordo com Mari Alkatiri, a apresentação do novo logótipo é uma nova fase no processo de cooperação para a consolidação da estação, que irá englobar outras vertentes, desde os cenários do canal à área de programação, passando pela formação de profissionais timorenses em Portugal.

A cooperação com a estação pública timorense, revelou por seu turno o ministro português dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva, vai passar ainda pelo “domínio da linguagem televisiva e audiovisual”, pela “disponibilização de conteúdos da RTP” e por “apoio técnico”, sendo de destacar o facto de a RTP ir ceder o seu equipamento de transmissão via satélite no território à RTTL.

A estação pública de Timor-Leste, cujas emissões são emitidas em português e tétum e chegam actualmente apenas a duas áreas urbanas do território timorense, tem transmissões diárias de 15 a 16 horas, preenchidas na sua maioria por conteúdos cedidos pela RTP.

Partilhe