RTP África pode encerrar em São Tomé

A delegação da RTP África em São Tomé e Príncipe pode vir a ser obrigada a fechar portas na sequência de um novo diferendo com o governo do arquipélago, chefiado por Maria das Neves, que viu recentemente a sua imagem associada a um caso de corrupção numa reportagem da estação pública.

A primeira-ministra avançou já com um queixa na Procuradoria Geral da República contra o jornalista da RTP África, Abel Veiga, autor de uma reportagem feita a partir da entrevista do ex-chefe da secreta são-tomense, Arlindo Ramos, ao quinzenário local “O Parvo”.

Publicada sob o título “Três corruptos estão no governo”, a peça, que terá originado uma análise por parte do Conselho de Ministros de São Tomé, levou Abel Veiga a fazer uma reportagem para a RTP África.

Todavia, por não ter sido autorizada a recolha de imagens no referido Conselho de Ministros, foram utilizadas na reportagem imagens de arquivo em que figuram a chefe do governo e António Quintas, um dos seus ministros, facto que motivou a queixa de Maria das Neves. A chefe do governo acusa Abel Veiga de “difamação, injúria e abuso de liberdade de imprensa”.

De acordo com declarações do repórter à agência PNN, o caso reflecte a tensão entre o governo de São Tomé e a televisão pública portuguesa, havendo mesmo “ameaças e até ultimatos de fechar, radicalmente, a delegação da RTP África no país”.

Partilhe