RSF entrega prémios a defensores da liberdade de imprensa

O jornalista marroquino Ali Lmrabet, o jornal “Daily News”, do Zimbabué, e a antiga directora da Radio Haiti Inter, Michèle Montas, receberam no dia 10, em Paris, os prémios Repórteres Sem Fronteiras (RSF) – Fundação de França de 2003, no valor de 2500 euros.

A grande novidade deste ano foi a introdução da categoria para órgão de comunicação que melhor exemplifique a luta pela liberdade de informação, tendo o “Daily News” sido o primeiro premiado. O combate deste título pelo seu direito a informar ganhou especial relevância aquando do seu encerramento pelas autoridades do Zimbabué em Setembro.

Quem também viu reconhecido o seu empenho para com a liberdade de informação foi o marroquino Ali Lmrabet, que cumpre actualmente três anos de prisão por ter publicado cartoons críticos do rei Mohammed VI e um artigo polémico sobre o Saara Ocidental.

Como forma de protesto pelo seu encarceramento, a 30 de Novembro o jornalista recorreu à greve de fome, depois de um jejum de 50 dias na Primavera o ter deixado fragilizado em termos de saúde.

Finalmente, o prémio para um defensor da liberdade de imprensa foi atribuído a Michèle Montas, antiga directora da Radio Haiti Inter, que se dedicou a lutar contra a impunidade desde a morte do seu marido, o jornalista Jean Dominique, em Abril de 2000.

Instituído em 1992, o prémio RSF-Fundação de França já foi entregue a jornalistas da Bósnia-Herzegovina, China, Ruanda, Nigéria, Turquia, Cuba, Síria, Birmânia, Espanha, Irão e Rússia, tendo alguns laureados sido libertados depois de receberem o prémio.

Partilhe