RSF entrega os seus prémios de jornalismo

O júri dos prémios de jornalismo da organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) distinguiu o cubano Ricardo González Alonso como “Jornalista do Ano 2008”, atribuiu à Radio Free NK o galardão “Media 2008” e declarou os bloggers birmaneses Zarganar e Nay Phone Latt como vencedores na categoria “Ciberdissidente”.

Ricardo González Alfonso foi distinguido por “ajudar à sobrevivência da imprensa independente em Cuba”. Detido a 18 de Março de 2003, foi posteriormente condenado a 20 anos de prisão por “estar a soldo dos EUA” e “prejudicar a independência e integridade territorial de Cuba”, encontrando-se actualmente na prisão de Combinado del Este, em Havana.

A Radio Free NK foi elogiada pela sua “coragem e determinação” na denúncia do regime de Kim Jong-il, que por várias vezes ameaçou suspender o diálogo com a Coreia do Sul caso a estação, sediada em Seul e composta por profissionais norte-coreanos, não fosse proibida de emitir.

A luta contra a censura, a repressão e os abusos contra os direitos humanos na Birmânia levaram o júri a premiar o comediante Zarganar e o blogger de 28 anos Nay Phone Latt, que usaram a Internet para denunciar o que se passa no país e foram, por esse motivo, encarcerados pelas autoridades militares.

Ao longo dos anos, alguns vencedores deste prémio foram libertados semanas ou meses depois de o receberem, destacando a RSF os casos do russo Grigory Pasko (2002), do marroquino Ali Lmrabet (2003), do ciberdissidente sírio Massoud Hamid (2005) e do birmanês U Win Tin (2007).

Partilhe