Ribeiro Cardoso lança “Jardim, a grande fraude”

O jornalista Ribeiro Cardoso apresenta a 13 de Abril, pelas 18h30, na Casa da Imprensa, em Lisboa, o livro “Jardim, a grande fraude”, uma “radiografia” do modelo de desenvolvimento que Alberto João Jardim impôs à Madeira, ilha que, segundo o autor “vive muito acima das suas possibilidades e está afogada num mar de dívidas, totalmente dependente do exterior”.

Publicada pela Caminho, a obra percorre os 35 anos de governos de maioria absoluta do PSD-M na Madeira, que “continua a ser, como antes, uma das regiões mais atrasadas de Portugal, com o maior número de pobres, a maior percentagem de analfabetos e de abandono escolar, as maiores desigualdades sociais, o maior número de funcionários públicos”, apesar de “nenhuma região do país ter recebido, proporcionalmente, tanto dinheiro do exterior”.

“A Madeira modernizou-se por fora mas não se desenvolveu por dentro”, afirma a sinopse do livro, acrescentando que o regime de Alberto João Jardim é “um simulacro da democracia, uma mancha negra no Portugal de Abril”.

Nascido em 1945, no Porto, Albino Ribeiro Cardoso licenciou-se em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e iniciou a carreira de jornalista em 1971 no “Diário de Lisboa”, de onde saiu em 1988.

De 1989 a 1992 foi director-adjunto do semanário “O Comércio de Macau”, território onde fundou o Clube de Jornalistas Luso-Chinês, depois de no biénio de 1987-1989 ter sido vice-presidente da Direcção do Sindicato dos Jornalistas (SJ) e da Organização Internacional de Jornalistas (OIJ).

Activo no movimento associativo da classe, em instituições como o Clube de Jornalistas e a Casa da Imprensa, foi fundador do semanário “O Jornal”, fez parte da equipa de órgãos como “O Diário”, “Europeu”, “Tal & Qual”, “Jornal de Notícias”, Antena 1 e RTP e coordenou a revista “Autores”, da Sociedade Portuguesa de Autores.

Em 1987 recebeu o Prémio Gazeta de Televisão com o documentário “O Pinta do Intendente”, e de 2004 a 2009 foi responsável editorial e um dos moderadores do programa “Clube de Jornalistas”, na RTP2.

Partilhe