Revista nigeriana atacada por forças de segurança

Membros do Serviço de Segurança do Estado (SSS) da Nigéria tomaram de assalto a revista “Insider Weekly”, prenderam os trabalhadores, confiscaram equipamento, documentos e dinheiro, censuraram as notícias e encerraram os escritórios.

Segundo a imprensa local, a acção teve lugar nos dias 4 e 5 de Setembro e até ao momento é desconhecido o paradeiro dos trabalhadores detidos e as acusações que sobre eles pendem.

Em comunicado publicado no diário “ThisDay”, o SSS defende o iniciativa com base na segurança nacional e acusa a “Insider Weekly” de “atacar, difamar e humilhar a pessoa e o gabinete do presidente e chefe das Forças Armadas, além de alguns notáveis do governo”, em alguns dos seus artigos.

Em carta ao presidente Olusegun Obasanjo, o Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ) instou o chefe de Estado a garantir a libertação imediata dos trabalhadores, a reabertura dos escritórios e a devolução de todo o equipamento apreendido à publicação.

A organização relembrou ainda que esta não é a primeira vez que as autoridades nigerianas atacam a “Insider Weekly”, mencionando as detenções por dois dias, em Novembro de 2003, do chefe-de-redacção Osa Director e dos directores Janet Mba-Afolabi e Chuks Onwudinjo, sobre os quais pendem acusações de “difamação e tumultos”.

Partilhe