Reuters deslocaliza serviços para a Índia

A agência Reuters abriu um escritório em Bangalore, na Índia, onde vinte jornalistas tratam informação financeira destinada a duas mil empresas dos Estados Unidos, tornando-se assim num dos primeiros órgãos de comunicação a deslocalizar serviços para países do terceiro mundo para poupar nos custos, noticiou o diário espanhol El Mundo.

Este novo escritório é apenas o começo da deslocalização da agência, uma vez que o departamento de base de dados – que arquiva material para trinta mil empresas internacionais – já dá trabalho a 300 pessoas em Bangalore, um número que deverá duplicar no próximo ano.

A empresa revelou ao “The Guardian” que os gastos em Bangalore são 60% inferiores aos de centros idênticos em Nova Iorque, Reino Unido ou Singapura, sendo que o facto de estarem num país onde o inglês é a língua oficial e onde existe mão-de-obra especializada em informação financeira também ajudou à decisão.

No centro de Bangalore, a Reuters acompanha o mercado financeiro e armazena grandes quantidades de dados, com os quais elabora gráficos e estatísticas que vende a clientes dos Estados Unidos.

Sempre que é necessário complementar a informação com uma entrevista a executivos ou analistas, é o escritório de Nova Iorque que termina o trabalho.

Partilhe