Resultados do Referendo às alterações ao Código Deontológico

Foram confirmadas as modificações aprovadas durante o 4º Congresso dos Jornalistas, realizado no passado mês de janeiro.

O referendo confirmou as alterações ao Código Deontológico aprovadas pelo 4º Congresso dos Jornalistas, a 15 de janeiro de 2017.

Os resultados foram os seguintes:

1ª pergunta – sobre a autonomização da cláusula de consciência: Sim – 331 votos. Não – 10 votos. Votos em branco – 6 votos. Votos nulos – 0 votos

2ª pergunta – sobre a proteção de menores: Sim – 324 votos. Não – 10 votos. Votos em branco – 13 votos. Votos nulos – 0 votos.

3ª pergunta – sobre a compatibilização constitucional com o artigo 13º da Constituição da República Portuguesa: Sim – 325 votos. Não – 12 votos. Votos em branco – 10 votos. Votos nulos – 0 votos.

O total de votantes foi de 347 pessoas.

O universo de Jornalistas com Carteira Profissional válida é de 5.746.

O referendo foi promovido pelo Conselho Deontológico e teve como entidades fiscalizadoras as instituições organizadoras do 4º Congresso dos Jornalistas: a Casa da Imprensa, o Clube dos Jornalistas e o Sindicato dos Jornalistas. A votação online foi realizada na plataforma eleitoral organizada pela Comissão da Carteira Profissional dos Jornalistas.

A votação decorreu online, nos dias 26, 27 e 28 de outubro, e presencialmente em urna no dia 28 de outubro, nas instalações do Sindicato dos Jornalistas em Lisboa e no Porto.

No âmbito da discussão das alterações propostas, realizaram-se debates presenciais no Sindicato dos Jornalistas no Porto, a 17 de outubro, e na Casa da Imprensa em Lisboa, a 19 de outubro.

Realizaram-se debates nas seguintes redações: a 4 de outubro em O Jogo (Porto) e na Visão; a 11 de outubro no Sol/i, na Rádio Renascença, em O Jogo (Lisboa) e no Expresso; a 17 de outubro na RDP/RTP; a 18 de outubro no PÚBLICO; a 19 de outubro no Observador e na Lusa; a 23 outubro na TVI; a 24 de outubro na SIC; a 25 de outubro no Jornal Económico, em A Bola, no Correio da Manhã e na Sport TV.

Partilhe