Responsabilidade social dos média em debate

A responsabilidade social dos órgãos de comunicação vai estar em debate num ciclo de conferências organizado pela Revista Fórum DC no Hotel Altis, em Lisboa, entre os dias 11 e 13 de Outubro.

Especialistas nacionais e internacionais vão debater os desafios e os constrangimentos que a globalização coloca actualmente aos governos, aos detentores dos meios de comunicação social, aos profissionais da informação, à sociedade civil e às organizações não governamentais.

Entre os oradores vão marcar presença Jan Schaffer (Executive Director J-Lab: The Institute for Interactive Journalism, The Pew Center for Civic Journalism), Ramesh Jaura (Director Europeu do Inter Press Service), Steven S. Ross (autor do estudo “Journalists & Humanitarian Relief Coverage”), Carlos Schwarz (Rádio e televisão comunitárias na Guiné-Bissau), Isabel Férin (estudo sobre os média e imigração) e Paloma Ortega (Canal Solidário/Oneworld, Espanha).

Qual a responsabilidade social, ética e empresarial dos grupos que detêm os Mass Media? Qual a percentagem dos seus orçamentos que é destinada a campanhas de solidariedade, de ajuda humanitária e de desenvolvimento dos países mais pobres? Que prioridade atribuem os média às causas sociais e humanitárias? O jornalista é um “actor humanitário”? Qual o seu papel face à democracia, à cidadania e aos direitos humanos? – são algumas das questões que vão suscitar debate nas conferências.

A inscrição custa 5 euros para estudantes e 10 euros para os outros participantes.

A Fórum DC é uma revista on-line portuguesa dedicada às temáticas da cooperação internacional e da educação para o desenvolvimento, produzida por um consórcio formado pelo Instituto Marquês de Valle Flôr e pela Oikos-Cooperação e Desenvolvimento.

Nesta iniciativa, a Fórum DC tem como parceiros o Euforic (europeu) e várias organizações portuguesas: Leigos para o Desenvolvimento, CIDAC, ACEP, INDE e IPRIS.

Partilhe