Repórter preso no Nepal

Harihar Singh Rathour, correspondente do “Kathmandu Post” e do “Kantipur” foi detido a 19 de Setembro pelas autoridades nepalesas e proibido de receber visitas, sem que no entanto recaiam sobre ele quaisquer acusações, noticiou o Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ).

As autoridades ameaçaram prendê-lo ao abrigo de uma lei anti-terrorista que pune quem alegadamente colabora com os rebeldes maoístas, permitindo períodos de detenção sem julgamento até 90 dias.

Em declarações à Associated Press, Harihar Singh Rathour revelou que um grupo de 15 jornalistas que foi detido durante algum tempo a 18 de Setembro planeia abandonar a região devido às retaliações militares, as quais são motivadas por reportagens acerca de actividades polémicas do exército, de que é exemplo a recruta de crianças como informadores em zonas de guerra.

A cobertura noticiosa do conflito feita pelo correspondente do “Kantipur” e do “Kathmandu Post” já lhe tinham valido ameaças dos rebeldes maoístas em 2004 e a presença numa lista com dez jornalistas a “eliminar”, o que é elucidativo das pressões que afectam os profissionais nepaleses.

Partilhe