Repórter mexicano abatido a tiro

O jornalista Armando Rodríguez, da publicação local mexicana “El Diario”, de Ciudad Juárez, na fronteira com os Estados Unidos, foi morto a tiro na manhã de 13 de Novembro.

O repórter de 40 anos encontrava-se estacionado na garagem com uma viatura do jornal quando um homem não identificado disparou pelos menos oito tiros sobre ele. A sua filha Ximena, que também se encontrava no veículo, não sofreu quaisquer ferimentos.

Embora não sejam capazes de identificar uma história que possa estar na base do crime, os jornalistas de Ciudad Juárez e as autoridades acreditam que o assassinato possa estar relacionado com o trabalho desenvolvido por Armando Rodríguez, pois ele era um respeitado jornalista de investigação na área do crime, com mais de dez anos de carreira.

Sublinhando que “a onda de violência sem precedentes contra a imprensa mexicana tem de ser parada de imediato”, o coordenador do Comité para a Protecção dos Jornalistas nas Américas, Carlos Lauría, instou as autoridades estatais e federais a investigarem este caso e a levarem os responsáveis perante a justiça, pois é urgente “quebrar o ciclo de impunidade nos crimes contra jornalistas”.

De acordo com a imprensa local e internacional, este ano mais de mil pessoas foram assassinadas em Ciudad Juárez em acções violentas relacionadas com o narcotráfico e o crime organizado.

Partilhe