Repórter afegã assassinada

Shokiba Sanga Amaaj, repórter e apresentadora da Shamshad TV, um canal em língua pashtu, foi assassinada a 1 de Junho, denunciou a Federação Internacional de Jornalistas (FIJ).

Os três alegados assassinos foram presos após terem sido identificados pelo pai da malograda jornalista. Um deles, havia no passado feito repetidas ameaças a Shokiba Amaaj por ela ter decidido estudar e exercer uma carreira profissional.

A FIJ, que se manifesta chocada com este crime, lembra que continua por resolver um outro assassinato, ocorrido há dois anos, em que a vítima foi igualmente uma mulher, Shaima Raazi, que trabalhava também num canal de televisão independente.

Manifestando a sua solidariedade para com a família de Ammaaj, a FIJ exprime o seu total apoio às exigências do Comité de Protecção dos Jornalistas Afegãos e da Associação Independente de Jornalistas Afegãos para que os assassinos da repórter sejam levados perante a justiça.

“Os crimes contra as mulheres jornalistas têm de acabar”, afirmou Jacqueline Park, directora da FIJ para a Ásia-Pacífico, sublinhando que as “mulheres como Amaaj correm enormes riscos para contribuir para o desenvolvimento social e cultural do Afeganistão”.

Partilhe