Reportagem “Infância traficada” nomeada para prémio de jornalismo

A reportagem “Infância traficada”, assinada por Alexandra Borges e com imagem de Júlio Barulho e edição de Miguel Freitas, está nomeada para o grande prémio de televisão do Festival Ibero-americano de Jornalismo.

A reportagem, emitida em Outubro de 2007 pela TVI, mostra a trágica vida das crianças escravas do lago Volta, no Gana, traficadas pelas famílias e obrigadas a trabalhar na pesca 14 horas por dia, todos os dias semana.

O Festival Ibero-americano de Jornalismo, promovido pela Fundação Novo Jornalismo, a que preside o escritor Gabriel Garcia Marquez, recebeu mais de 600 trabalhos de todo o mudo e fez uma selecção de 19 reportagens de televisão. Destas, foram depois seleccionadas as cinco reportagens finalistas.

A Fundação vai agora convidar os nomeados para um Seminário sobre Qualidade Jornalística e para a cerimónia de entrega do grande prémio que terá lugar na cidade de Monterrey (México) a 1 de Setembro de 2009.

Recorda-se que o trabalho dos jornalistas portugueses já tinha sido distinguido com o Prémio Amade no Festival Internacional de Televisão que decorreu, o ano passado, no Mónaco.

Partilhe