Relatório da FIJ sobre situação no Nepal

“Coups, Kings and Censorship” (“Golpes, Reis e Censura”) é o nome do relatório publicado a 3 de Março pela Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), que ilustra a situação de falta de liberdade de imprensa no Nepal após o golpe de Estado levado a cabo pelo rei Gyanendra a 1 de Fevereiro.

Resultante de uma missão de urgência da FIJ àquele país asiático, este relatório revela que 11 jornalistas foram detidos por mais de 48 horas desde o golpe, estando três deles ainda presos e cerca de uma centena escondidos ou exilados.

Além disso, a FIJ indica que a censura dos média alcançou níveis inaceitáveis, sobretudo nas rádios FM, onde as notícias foram proibidas, o que coloca em risco os postos de trabalho de centenas de jornalistas.

A missão da organização denuncia ainda que os direitos sindicais no país foram suspensos e que a liberdade de associação está ameaçada, e elogia a coragem com que os jornalistas têm lutado, tentando informar as comunidades nem que seja através da publicação de jornais clandestinos.

Na semana que agora termina, o regime nepalês emitiu novas regras que proibem a comunicação social de divulgar informação ou publicar notícias sobre assuntos de segurança sem terem autorização prévia das forças de segurança.

Esta medida coincide com relatos de ataques violentos aos média por parte de guerrilheiros maoístas e das forças de segurança estatais, que detiveram e interrogaram ou agrediram jornalistas que estavam no exercício do seu trabalho.

Partilhe