Reino Unido recusa visto a jornalista colombiana

O governo britânico recusou um visto de entrada no país à jornalista Claudia Julieta Duque, cujas reportagens sobre abusos dos direitos humanos na Colômbia levaram a que fosse sequestrada, ameaçada de morte frequentemente durante dez anos e, pela positiva, elogiada por diversas entidades, incluindo o anterior governo do Reino Unido.

“A Claudia está na Europa para receber prémios pelo seu trabalho corajoso a documentar os abusos de direitos humanos na Colômbia. É vergonhoso que o governo do Reino Unido seja o único a recusar-lhe o pedido de visto, aparentemente por motivos políticos”, afirmou Jeremy Dear, secretário-geral do Sindicato Nacional de Jornalistas (NUJ) britânico, instando à inversão urgente da decisão.

Claudia Julieta Duque tem sido alvo de vigilância e assédio estatal desde que investigou o assassinato do jornalista Jaime Garzon e revelou o envolvimento de figuras de topo da política e dos serviços de segurança – o seu trabalho contribuiu para a condenação de um dos chefes dos serviços secretos colombianos.

Após esse caso ela continuou a documentar abusos dos direitos humanos e, fruto disso, foi sequestrada, forçada três vezes ao exílio e descobriu recentemente documentos oficiais em que se descreve detalhadamente os procedimentos para a ameaçar e intimidar.

Partilhe