Regulamento

Colocados sob a égide do primeiro jornal português, os Prémios Gazeta têm por objectivo a valorização dos jornalistas portugueses, assim como o estímulo da qualidade do jornalismo. Criados em 1984, e actualmente patrocinados pela PT Comunicações, os Prémios Gazeta distinguiram já dezenas de antigos e novos profissionais

PRÉMIOS GAZETA DE JORNALISMO

Regulamento

1. Designação

Os Prémios Gazeta de Jornalismo, instituídos pelo Clube de Jornalistas-Press Club, com sede em Lisboa, evocam na sua designação, o primeiro jornal português, a “Gazeta”, cuja publicação se iniciou em 1641.

2. Modalidades

Haverá três Prémios Gazeta de Jornalismo:

– Grande Prémio Gazeta

– Prémio Revelação

– Prémio Nacional de Imprensa Regional

3. Âmbito e Periodicidade

3.1 – O Grande Prémio Gazeta, será atribuído anualmente ao jornalista profissional, autor do(s) melhor(es) trabalho(s) produzido(s), no ano anterior, em todo o universo dos Media – Imprensa, Televisão e Rádio -, incluindo as modalidades de Foto-Reportagem, Crónica e Cartoon.

3.2 – O Júri poderá atribuir Prémios Gazeta de Mérito a colaboradores permanentes de Órgãos de Comunicação Social, que não tenham carteira profissional.

3.3 – Ao Prémio Revelação podem concorrer trabalhos de Imprensa, Rádio, Televisão e Foto-Reportagem de jornalistas com título profissional ou equivalente, que tenham menos de 30 anos de idade e não mais de dois anos de exercício da profissão.

3.4 – Os concorrentes ao Grande Prémio Gazeta e ao Prémio Revelação devem entregar sete cópias de cada um dos seus trabalhos (gravações ou fotocópias). Nenhum concorrente poderá apresentar mais de três trabalhos.

3.5 – Ao Prémio Nacional de Imprensa Regional podem concorrer todos os Órgãos de Comunicação Social que se integrem naquela categoria e que tenham periodicidade pelos menos quinzenal.

3.6 – Os Jornais concorrentes ao Prémio Imprensa Regional devem enviar quatro exemplares de três edições referentes ao ano de 2003.

4. Atribuição dos Prémios

4.1 – Os Prémios serão atribuídos por um Júri composto por Jornalistas e personalidades de reconhecido prestígio de qualquer modo ligados à Comunicação Social indicados pelo Clube de Jornalistas.

4.2 – As decisões dos Júris serão tomadas por maioria simples.

4.3 – Das decisões do Júri não caberá recurso.

4.4 – Os Prémios serão entregues em acto público a realizar até final do mês de Junho do ano da sua atribuição.

5. Natureza dos Prémios

Os Prémios serão constituídos Por:

– Um Troféu Gazeta

– Um valor pecuniário anualmente fixado e anunciado antes das decisões dos Júris

– O Prémio Nacional de Imprensa Regional é constituído apenas por um Troféu, que será entregue ao Director ou ao representante da empresa proprietária do Jornal

– O valor pecuniário do Grande Prémio Gazeta será de 20 mil euros em 2003

– Prémio Gazeta de Mérito é constituído por um Troféu Gazeta

– O valor pecuniário do Prémio Revelação será de cinco mil em 2003

NB: Os trabalhos concorrentes aos Prémios Gazeta de Revelação e de Imprensa Regional de 2003, devem ser entregues até 31 de Março se 2004.

Partilhe