Regulamento do Curso de Especialização em História Contemporânea

O Curso de Especialização em História Contemporânea terá a duração de um semestre e os seminários terão lugar à segunda-feira, das 17 às 20 e à terça-feira, das 18 e 30 às 20 horas. Publicamos aqui integralmente o regulamento deste curso.

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA

Ano 2002/2003 – 2.º semestre

REGULAMENTO

1. CREDITAÇÃO:

O Curso de Especialização em História Contemporânea tem a duração de um semestre (de 24 de Fevereiro a 1 de Julho de 2003) e após frequência com aproveitamento concede 30 ECTS (European Credit System Transfer).

2. DESTINATÁRIOS:

– Jornalistas e documentalistas dos meios de comunicação social, guionistas, realizadores e produtores de rádio e televisão;

– Licenciados em comunicação social e ciências da comunicação

– Estudantes das mesmas licenciaturas e mestrados

3. OBJECTIVOS:

– Fornecer sínteses cientificamente actualizadas sobre a evolução política, económica, social, cultural e mental de Portugal e do Mundo no século XX, colmatando lacunas da formação académica na área da história contemporânea;

– Apetrechar os profissionais da comunicação social com instrumentos para uma melhor compreensão dos problemas actuais da sociedade portuguesa e do mundo em geral, à luz da evolução histórica ocorrida no século XX;

– Possibilitar uma melhor compreensão dos factos da actualidade política, económica, social e cultural, que cumpre ao jornalista noticiar não num acto de reprodução mecânica, mas num acto de análise e síntese minimamente interpretativo, através do respectivo enquadramento histórico;

– Permitir uma melhor capacidade de resposta a solicitações de evocação ou cobertura de acontecimentos, bem como de realização de entrevistas, debates, programas documentais ou mesmo de ficção, que envolvam uma dimensão histórica contemporânea.

4. CURRICULO:

Para obter aproveitamento no curso é obrigatório a frequência de três seminários semestrais um por cada uma das áreas a seguir discriminadas:

4.1. História Contemporânea de Portugal (90 minutos x 16 sessões): sínteses da evolução política, económica, social, cultural e mental da sociedade portuguesa desde a crise do liberalismo monárquico até à consolidação do actual regime democrático.

4.2. História Geral Contemporânea (90 minutos x 16 sessões): sínteses da evolução política, económica, social, cultural e mental desde a “era do império” e a crise do sistema liberal até à globalização e os seus desafios.

4.3. A Comunicação Social na História e a História na Comunicação Social (90 minutos x 16 sessões): o jornalista e o historiador: aproximações e diferenças; evolução dos diferentes meios de comunicação social no século XX; análise dos relatos de grandes acontecimentos históricos na comunicação social da época (por exemplo Revolução Russa de 1917, 25 de Abril e PREC em Portugal), bem como dos balanços anuais, de década ou de século; análise de artigos e programas de história contemporânea nos meios de comunicação social portugueses e estrangeiros; balanço da situação dos arquivos dos órgãos de comunicação social.

5. DIRECÇÃO CIENTÍFICA: Prof. Doutor António Reis.

6. DOCENTES: Prof. Doutor António Reis, Dr. Luís Trindade, Dra. Alice Samara.

7. CONFERENCISTAS CONVIDADOS: Prof. Dr. Mário Mesquita, Profª. Doutora Isabel Vargues, Prof. Doutor José Manuel Tengarrinha, Diana Andringa e outros a definir.

8. INSCRIÇÕES: Mínimo 10 / Máximo 20, a seleccionar mediante análise do curriculum e entrevista.

9. CANDIDATURAS: Até 31 de Janeiro de 2003

10. ENTREVISTA COLECTIVA e SELECÇÃO DOS CANDIDATOS: De 1 a 15 de Fevereiro de 2003

11. PREÇO DA INSCRIÇÃO: 49.88 Euros.

12. PROPINAS: 498.80 Euros.

13. HORÁRIO: Segunda-feira: 17.00h às 18.30h e das 18.30h às 20.00h.

Terça-feira: 18.30h às 20.00h.

14. INFORMAÇÕES:

Departamento de História e/ou Instituto de História Contemporânea

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa

Av. de Berna, 26 C 1069 – 061 LISBOA

Tel.: 21 7933519 (ext: 545, 552)

Fax.: 21 7977759

E-mail: ihc@fcsh.unl.pt

Partilhe