Regras de segurança para jornalistas no Líbano

A comunidade jornalística libanesa, através do Instituto Internacional para a Segurança da Imprensa (INSI), adverte os profissionais dos média que se desloquem ao Líbano para regras básicas de segurança que importa seguir.

Não usar a palavra “terrorista” em referências ao Hezbollah, não fotografar instalações militares, vestir sempre um colete à prova de bala com a palavra PRESS ou TV, viajar em grupo com outros jornalistas e levar sempre identificação, por causa dos checkpoints, são algumas das precauções que devem ser seguidas pelos repórteres no terreno.

Os jornalistas libaneses aconselham ainda a que os seus colegas estrangeiros oiçam o noticiário das rádios, perguntem à polícia ou à população quais os riscos de ir a determinado local (o Sul do país é a zona mais perigosa), andem sempre com telemóvel, carregador, dinheiro, números de emergência e contactos da embaixada e comuniquem regularmente com familiares e amigos dizendo onde vão e quando esperam voltar.

Muitas outras informações úteis, como questões relativas a passaportes e vistos e dicas acerca do vestuário para andar nas ruas, são disponibilizadas em http://www.newssafety.com/hotspots/lebanonadvice.htm.

Partilhe