Redacção da RTP exige retirada de processo contra Rodrigues dos Santos

Mais de uma centena de profissionais da informação da RTP, reunidos hoje em Lisboa, exigiram ao Conselho de Administração da televisão pública que retire de imediato o processo disciplinar contra o jornalista José Rodrigues dos Santos.

Em comunicado divulgado após a reunião, convocada pelo Conselho de Redacção, os jornalistas consideram que o processo instaurado contra aquele profissional “abre um precedente grave, que limita a sua liberdade de expressão e a imagem de credibilidade de todos os profissionais da empresa”.

É o seguinte o texto, na íntegra, divulgado pelo Conselho de Redacção:

COMUNICADO DOS MEMBROS ELEITOS DO CONSELHO DE REDACÇÃO

Face à profusão de notícias que vão dando conta da intenção da Administração da RTP de mover um processo disciplinar com via a despedimento do jornalista José Rodrigues dos Santos, notícias essas sustentadas na nota de culpa que lhe foi entregue, os membros eleitos do Conselho de Redacção reuniram esta manhã com mais de uma centena de profissionais da informação da RTP.

Nesse encontro ficou decidido o seguinte:

1) A redacção exige ao Conselho de Administração que retire de imediato o processo disciplinar contra o jornalista José Rodrigues dos Santos;

2) A redacção exige à Direcção de Informação uma posição clara e inequívoca sobre este caso, tornando-a pública o mais rapidamente possível.

A redacção da RTP considera que:

– As declarações do jornalista José Rodrigues dos Santos à revista “Pública” reportam apenas e só ao período de 2002 a 2004 e ao processo de nomeação do correspondente da RTP em Madrid;

– Os factos relatados na referida entrevista por José Rodrigues dos Santos já tinham, inclusivamente, sido analisados e reconhecidos pela Alta Autoridade para a Comunicação Social. Nessa deliberação da AACS foi reconhecida a interferência ilegítima por parte da Administração da RTP no processo;

– José Rodrigues dos Santos, ao demitir-se de Director de Informação em 2004, honrou o Serviço Público de Televisão;

– O sistema de controlo de assiduidade está a ser utilizado de uma forma persecutória e apenas como pretexto para justificar um processo disciplinar;

Os profissionais da Direcção de Informação manifestam uma profunda preocupação quanto ao desfecho deste caso, que envolve um importante quadro da empresa, altamente qualificado, com imensas provas dadas ao nível do seu alto profissionalismo.

Por tudo isto, a redacção da RTP considera que este processo abre um precedente grave, que limita a sua liberdade de expressão e a imagem de credibilidade de todos os profissionais da empresa.

Lisboa, 16 de Novembro de 2007

OS MEMBROS ELEITOS DO CONSELHO DE REDACÇÃO

Partilhe