Raptores libertam jornalista do “The Guardian”

Rory Carroll, jornalista do “The Guardian” sequestrado a 19 de Outubro em Bagdade, foi libertado pelos seus raptores a 20 de Outubro, após 36 horas como refém de um grupo de “oportunistas xiitas”.

Em declarações ao “The Guardian”, Rory Carroll explicou que a sua libertação ocorreu após um telefonema feito para os raptores, que depois o colocaram no porta-bagagens do carro e o levaram até uma zona no centro de Bagdade, tendo o jornalista passado a noite sob protecção do governo iraquiano, na chamada Zona Verde.

“Eles eram xiitas. A certa altura disseram-me que ia ser usado como moeda de troca na libertação de apoiantes do líder religioso Moqtada al-Sadr presos em Bassorá. O meu receio era que me vendessem a grupos sunitas ou islamistas”, afirmou o repórter de 33 anos, que disse ter sido sempre bem tratado, à excepção dos momentos iniciais do rapto.

O “The Guardian” agradeceu os esforços feitos pelos governos britânico e irlandês, assim como a pressão de líderes religiosos e organizações de jornalistas de todo o mundo que se manifestaram contra o rapto.

Partilhe