Rádios públicas francófonas testam informação com redes sociais

Como informar e estar informado sem ter acesso às fontes de informação tradicionais? Esta pergunta serviu de ponto de partida a uma experiência de quatro emissoras públicas francófonas, que vão isolar cinco jornalistas numa zona rural entre 1 e 7 de Fevereiro, apenas com acesso ao Twitter e ao Facebook.

Que informação emerge das redes sociais? A leitura do mundo, nestas condições, é pertinente? Somos informados de maneira similar à dos média tradicionais? Como se constrói a informação? Estas são algumas das questões a que se tentará dar resposta com esta iniciativa inédita.

Os jornalistas envolvidos nesta experiência da Rádios Públicas Francófonas – associação que junta as emissoras francesa, suíça, canadiana e belga – são Benjamin Muller (France Info), Nour-Eddine Zidane (France Inter), Janic Tremblay (Première Chaîne de Radio-Canada), Anne-Paule Martin (RSR – La 1ère) e Nicolas Willems (La Première-RTBF).

Todos irão usar as suas contas pessoais de Facebook ou Twitter, mas sem poderem aceder aos sítios oficiais de média tradicionais nestas, excepto se for para seguir um link indicado por um “amigo”.

Partilhe