Radio Non Grata encerrada pelas autoridades francesas

A Radio Non Grata, emissora pirata criada pela Repórteres Sem Fronteiras (RSF) para protestar contra o seu afastamento da Cimeira Mundial sobre a Sociedade da Informação, foi encerrada pelas autoridades francesas poucas horas depois de ter iniciado as suas transmissões.

Para evitar a apreensão do seu equipamento – um transmissor móvel e um gerador –, a RSF optou por abortar o seu protesto nos moldes previstos, passando as emissões da Radio Non Grata para a Internet, em www.radionongrata.info.

“Depois de termos sido proibidos pelas Nações Unidas de falar na Cimeira, fomos forçados a sair do ar pelas autoridades francesas, mas a menos que alguém decida censurar a Internet, a Radio Non Grata vai prosseguir com as suas emissões”, comentou Robert Ménard, secretário-geral da organização.

A Radio Non Grata tem como objectivo condenar a exclusão da RSF do encontro – motivada por uma tomada de posição contra a presidência líbia da Comissão de Direitos Humanos da ONU – e divulgar as violações de liberdade de expressão na Internet por parte de alguns dos governos presentes na Cimeira.

Partilhe