Radio Moka suspensa por tempo indefinido

Gilbert Djombo Bomodjo, governante da região de Likouala, no Congo, suspendeu a 2 de Setembro, por tempo indeterminado, a Radio Moka, uma estação comunitária de Impfondo, localidade situada naquela zona do Norte do país.

Em carta enviada à estação, o responsável político acusou a emissora de “falta de imparcialidade no tratamento das notícias, desrespeito pela ética profissional do jornalismo e não cumprimento das obrigações administrativas relativas à criação de uma empresa de comunicação social”.

Em declarações à Journaliste en Danger (JED), Alain Moka, presidente do comité de administração da rádio, afirmou que esta suspensão era um acto de vingança pela não cobertura do encontro do Partido Congolês do Trabalho (PCT), realizado em Brazzaville a 1 de Setembro.

Alain Moka acusa ainda o governante de ter abusado do seu poder, uma vez que as questões de desrespeito administrativo estão sob a alçada do Conselho Superior da Informação e da Comunicação (CSIC) e a análise de matérias de ética profissional estão afectas ao Observatório dos Média.

Face a esta situação, a JED insta o governo congolês a ordenar a reabertura da rádio e a pôr as autoridades locais na ordem, ao mesmo tempo que pede à CSIC que mova um processo administrativo à Radio Moka, caso existam realmente motivos para tal.

Partilhe