Rádio e sítio Web bloqueados no Uganda

A rádio KFM e o sítio Web do jornal “The Monitor” foram bloqueados no Uganda, depois de terem difundido os primeiros resultados parciais das eleições presidenciais de 23 de Fevereiro, com base em informações de observadores que acompanharam o acto eleitoral.

Conrad Nkutu – director do grupo Monitor, que detém ambos os órgãos – diz que recebeu telefonemas do Conselho de Radiodifusão do Uganda, da Comissão Eleitoral, da polícia e do Ministério da Administração Interna, todos no sentido de que parasse de compilar resultados independentes.

Em declarações ao Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ), o ministro da Informação James Buturo negou responsabilidades governamentais no bloqueio do sítio do “The Monitor”, mas não se mostrou surpreendido por a frequência da rádio estar bloqueada. Considerando que “a emissora fez algo que não deve à luz da lei”, dado a responsabilidade de anunciar os resultados caber à Comissão Eleitoral, Buturo advoga que as notícias de resultados independentes antes de uma confirmação oficial “pode conduzir à desordem pública”.

Partilhe