Rádio Capital dispensa dois terços da Redacção

A administração da Rádio Capital decidiu reduzir a redacção a um terço, dispensando oito jornalistas, numa atitude que o Sindicato dos Jornalistas considera inaceitável e contra a qual vai desencadear todas as medidas legalmente possíveis. Em comunicado, o SJ salienta que a administração está, também, “a pôr em causa o normal funcionamento” da estação.

O Sindicato dos Jornalistas, no seu comunicado, salienta a atitude persecutória da administração em relação “a jornalistas que têm feito valer os seus direitos” e “manifesta toda a sua solidariedade” aos trabalhadores da Rádio Capital.

É o seguinte o texto integral do comunicado do Sindicato dos Jornalistas:

RÁDIO CAPITAL DISPENSA JORNALISTAS

“A administração da Rádio Capital decidiu dispensar dois terços dos jornalistas da sua redacção e está a difundir noticiários produzidos há, pelo menos, três dias, pelos trabalhadores agora dispensados.

“No dia 27 de Setembro a administração suspendeu e instaurou processos disciplinares, com vista ao despedimento, a três jornalistas, dois deles delegados sindicais, por terem noticiado a situação recorrente na empresa de atrasos no pagamento de salários.

“Na sexta-feira, 4 de Outubro, os responsáveis da Rádio Capital procederam à entrega de cartas a mais sete trabalhadores, cinco dos quais jornalistas, informando-os de que ficavam dispensados de comparecer na Redacção, invocando «a restruturação interna e reorganização de trabalho».

“O Sindicato dos Jornalistas considera que:

“1. Assim como as razões que a empresa já invocara para proceder disciplinarmente contra os três jornalistas não podem ser aceites e carecem de qualquer fundamento, as que agora são invocadas para lançar na desocupação ilegítima os restantes cinco são igualmente inaceitáveis;

“2. A atitude persecutória da administração da empresa dirigiu-se a jornalistas que têm feito valer os seus direitos e, em dois casos, delegados sindicais;

“3. Que, ao proceder desta forma, a administração está a violar direitos fundamentais dos trabalhadores e a pôr em causa o normal funcionamento da empresa.

“O Sindicato dos Jornalistas manifesta toda a sua solidariedade para com os trabalhadores em causa e acompanha a situação, promovendo o apoio jurídico aos jornalistas visados e accionando os mecanismos legais, incluindo a Inspecção-Geral do Trabalho”.

Partilhe