Quinta-feira, aceitas o desafio de fazer uma pausa e mostrar apoio às redações da TiN?

As redações do grupo Trust in News (TiN) estão em greve por tempo indeterminado. Com salários em atraso e castigados por quase dois anos de incertezas, falhas salariais e promessas não cumpridas, trabalhadores e trabalhadoras de títulos como “Visão” e “Caras”, que saíram para as bancas com edições bastante envergonhadas, disseram basta e decidiram, juntos, parar.
A luta destas pessoas pela salvação de títulos fundamentais do panorama mediático em Portugal é também a luta de todos nós, pela preservação da diversidade mediática, pela salvaguarda da necessária pluralidade de ideias e temas, e pela defesa do jornalismo, que todos reconhecemos como fundamental em democracia.
O desafio não é só “deles”, a luta não é só “daquelas” pessoas sem salário e poucas perspectivas de futuro, após dois anos de despedimentos silenciosos, a demanda é de todos nós, cidadãos e jornalistas. Por isso, quinta-feira, às 18 horas, desafiamos todas as pessoas que trabalham nas redações deste país a pararem dez minutos, ou cinco, o tempo de um café em frente ao local de trabalho e a manifestar solidariedade aos nossos camaradas da TiN. Uma foto, um vídeo, um cartaz, uma mensagem de apoio podem significar muito para quem está nesta luta tão dura, tão difícil, mas tão justa e que nos enobrece a todos.
Quinta feira, vamos dar a cara, vamos mostrar visão, deixar-nos de letras e telenovelas e vamos demonstrar o nosso apoio a estas pessoas e dizer ao país que o jornalismo está vivo. E resiste!
Partilhe