Questões pertinentes na era da sobrecarga informativa

O jornalista e professor universitário Matt Thompson, da Universidade do Missouri, apresentou no início de 2009 um conjunto de dez questões pertinentes para a classe numa era de sobrecarga informativa, fornecendo pistas e sugestões de leitura para quem pretenda aprofundar cada item.

A reflexão de Matt Thompson foi publicada em Newsless.org, sítio onde o jornalista se propõe a contribuir para mudar o foco dos livros e conferências sobre jornalismo do habitual “como vamos contar ao público as notícias mais recentes” para “como vamos ajudar as nossas audiências a entender melhor o estado do mundo”, enfatizando a contextualização da informação.

Uma das preocupações do académico norte-americano é com os receptores da informação, sendo levantadas questões como “estamos a contribuir para que a comunidade esteja mais bem informada ou simplesmente para que ela se distraia?” ou “em que medida o que fazemos é importante para a nossa comunidade e porquê?”.

Focando-se sobretudo no jornalismo online, Matt Thompson apela ainda à reflexão sobre temas como: “A nossa preocupação é dar uma ‘estória’ mais completa ou dar a mais recente?”; “Estamos a sintetizar informação ou apenas a agregá-la?”; ou ainda “Como estamos a servir quem sabe (nada | tudo) acerca de um dado tema?”.

O professor da Universidade do Missouri apela ainda à necessidade de repensar a experiência multimédia e de fornecer à audiência maneiras de encontrar informação de forma clara (através das estruturas de navegação online) e rápida (mediante o uso de bons filtros).

Para último deixa uma curta reflexão sobre aquele que é, talvez, o problema mais difícil de resolver numa era caracterizada pela sobrecarga informativa: “Como podemos nós, jornalistas, gerir o excesso de informação que recebemos todos os dias?”

Partilhe