Quatro vencedores do Prémio de Jornalismo Euro-Mediterrânico

O israelita Gideon Levy, a belga Jamila Zekhnini, o esloveno Uros Skerl e a turca Verichan Ziflioglu foram os vencedores da segunda edição do Prémio de Jornalismo Euro-Mediterrânico para o Diálogo Cultural, galardão instituído pela Fundação Euro-Mediterrânica Anna Lindh para o Diálogo entre Culturas e pela Federação Internacional de Jornalistas (FIJ).

Os vencedores foram escolhidos entre 76 candidatos de 37 países e vão receber um troféu e um prémio monetário de cinco mil euros cada, sendo os seus artigos publicados numa brochura em inglês, francês e árabe e disponibilizados nos sítios Internet da Fundação Anna Lindh e da FIJ.

Enquanto Gideon Levy viu premiado o artigo “The Children of 5767”, escrito para o “Haaretz” em Setembro de 2007, Jamila Zekhnini foi distinguida pela série “MusulWomen”, publicada na “Agenda Interculturel” de Outubro de 2007.

Já Uros Skerl viu reconhecido o seu trabalho “Why wait for another massacre?”, divulgado em Maio de 2007 no “Dnevnik”, ao passo que Verichan Ziflioglu ganhou o prémio devido ao conjunto de artigos “Arts and Dialogue in Turkey”.

Foram ainda atribuídas menções honrosas à egípcia Nadia Al Awady (Egypt), pelo artigo “Inside the Palestinian Resistance Movements”, editado no Islam Online, em Maio de 2007, e ao italiano Valentino Stefano, pelo texto “Cosmopolitan Pyla: Where Cyprus is already re-unified”, que saiu em Dezembro de 2006 na publicação “Il Venerdi”.

Partilhe