Quatro medalhas lusas nos Prémios Malofiej

Os jornais “Expresso”, “Record” e “Diário de Notícias” receberam a 18 de Março medalhas de prata e de bronze na 13ª edição dos Prémios Malofiej, certame organizado anualmente pela secção espanhola da Society for News Design (SND) com o objectivo de premiar as melhores infografias em meios impressos e on-line.

A cerimónia realizou-se na Universidade de Navarra, em Pamplona, tendo o “Expresso” obtido uma medalha de prata e uma de bronze, ao passo que o “Record” e o “Diário de Notícias” conquistaram uma medalha de bronze cada um.

Num concurso que contou com 1335 trabalhos, oriundos de 80 órgãos de comunicação de 20 países distintos, o título mais premiado foi o espanhol “El Mundo”, com 23 medalhas (9 para o jornal e 14 para o sítio Internet), seguido do “New York Times” com 19 (13 para o jornal e 6 para o sítio), do elpais.es com 11, do jornal basco “El Correo” com 10 e do “La Voz de Galicia” e do argentino “Clarín”, ambos com 9.

Por países, Espanha obteve 79 prémios, enquanto os Estados Unidos receberam 42, a Argentina 9, a Alemanha 7, o Brasil 5, Portugal 4, o Reino Unido 3 e o Peru 2. A Suécia, o Equador e a Guatemala também ganharam uma medalha cada.

O prémio mais cobiçado – o Best of Show/Prémio Peter Sullivan – coube ao “El Mundo” na categoria impressa e ao elpais.es na categoria on-line, tendo o júri concedido ainda, pela primeira vez, o Prémio Alejandro Malofiej, que agraciou Miguel Urabayen, pelos seus contributos para o conhecimento e desenvolvimento da infografia como género jornalístico.

Partilhe