Quatro jornalistas e três editoras condenados na Etiópia

Quatro jornalistas e três casas editoras de jornais foram condenados por alegada tentativa de “desmantelar o sistema constitucional” da Etiópia, devido ao facto de terem publicado artigos acerca dos motins contra o governo que tiveram lugar em Novembro de 2005.

O caso chocou a Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), sobretudo porque dois dos jornalistas enfrentam prisão perpétua ou até a pena de morte, e tudo “apenas por terem coberto manifestações públicas”, afirmou o director da FIJ África, Gabriel Baglo, instando os juízes etíopes a abandonarem as queixas contra os membros da imprensa e a libertarem todos os jornalistas que estão presos no país.

Os profissionais que enfrentam as penas mais duras são Andualem Ayele, do “Ethiop”, e Mesfin Tesfaye, do “Abay”, enquanto Wonakseged Zeleke Tessema, do “Asqual”, e Dawit Fasil Woldeselassie, do “Satanaw”, se arriscam a penas entre os três e os 10 anos. Quanto às editoras visadas, são a Sisay Publishing and Advertising, a Serkalem Publishing e a Fasil Publishing and Advertising.

As sentenças serão conhecidas a 8 de Julho.

Partilhe