Quatro jornalistas atacados na Guatemala

Quatro repórteres guatemaltecos foram agredidos enquanto cobriam um linchamento popular em San Andrés Sajcabajá, no nordeste da Guatemala, no qual um grupo de cem pessoas matou um alegado membro de um gangue.

Os quatro jornalistas agredidos foram Oscar Toledo, correspondente do “Nuestro Diario”, Carlos Toledo, do programa TeleDiario da estação televisiva Canal 3, Oscar Figueroa, da rádio Emisoras Unidas, e Rudy Toledo, repórter da Televisión Cable Noticias, o qual foi alvejado na perna esquerda e levado pela polícia até ao hospital, para receber tratamento adequado.

Em declarações ao Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ), Oscar Figueroa afirmou que os quatro repórteres estavam claramente identificados como elementos da imprensa e que, inicialmente, alguns elementos da multidão acederam a ser entrevistados, enquanto outros se recusaram a falar e ameaçaram os jornalistas.

Das ameaças aos actos foi um passo, com vários homens armados a esmurrarem e pontapearem os jornalistas, a agarrarem-lhes no equipamento e a dispararem na direcção deles. A intervenção de dois polícias locais permitiu que os quatro repórteres fossem salvos da fúria popular, que não poupou no entanto um veículo que estava identificado como sendo da imprensa.

Partilhe