Quatro directores do “Daily News” detidos

A polícia do Zimbabué deteve a 27 de Outubro mais quatro directores do “Daily News” – Samuel Nkomo, Rachel Kupara, Michael Mattinson e Brian Mutsau – por terem publicado o jornal sem autorização.

A mesma acusação recai sobre outro director do diário, Washington Sansole, detido a 26 e libertado por ordem judicial a 27 de Outubro.

As autoridades justificam esta actuação com o facto do “Daily News” ter violado a lei, ao sair a 25 de Outubro para as bancas sem ter a licença necessária. Este regresso deu-se mais de um mês depois da suspensão imposta pelo governo, suspensão essa considerada ilegal, a 24 de Outubro, pelo Tribunal Administrativo de Harare.

De acordo com a decisão judicial de sexta-feira, a Comissão de Média e Comunicação errou ao não emitir uma licença para o único diário independente do país e terá de o fazer até 30 de Novembro.

A actuação do governo do Zimbabué em todo este caso foi já condenada pela Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), que considera o confronto entre o “Daily News” e o governo do Zimbabué como “a maior batalha pela liberdade de expressão em África”.

Partilhe