Publicação e jornalistas argelinos condenados

A jornalista Naila Berrahal e o editor Ali Fadil, ambos do diário argelino “Ech-Chourouk”, foram condenados a seis meses de prisão e uma multa equivalente a 220 euros na sequência de um processo por difamação interposto por Muammar Al Qadhafi. A publicação foi ainda suspensa durante dois meses e sentenciada a pagar 500 mil dinares (cerca de 5500 euros) de indemnização ao presidente da Líbia.

Os artigos que motivaram o processo judicial foram publicados durante o Verão deste ano e sugeriam o envolvimento do líder líbio em negociações com líderes tuaregues para criar um Estado independente do “Grande Saara”, projecto que não é visto com bons olhos pelos países do Norte de África.

A decisão tomada pelo tribunal de Hussein-Dey a 31 de Outubro motivou críticas da Repórteres Sem Fronteiras (RSF), que acusou a justiça argelina de ser subserviente ao poder político e de “pela primeira vez, estar a ser usada para servir interesses diplomáticos”.

O advogado de defesa do diário e dos jornalistas, Khaled Bergheul, revelou que planeia recorrer do veredicto, uma vez que o considera “demasiado duro em comparação com os factos do caso”.

Partilhe