Protesto em Gaza em prol da libertação de Alan Johnston

Os jornalistas da Faixa de Gaza realizaram a 20 de Março uma greve de 24 horas para protestar contra o rapto do camarada de profissão britânico Alan Johnston, ocorrido no passado dia 12.

Segundo Wael Al-Dahduh, do sindicato de jornalistas da Palestina, “todos os jornalistas na Faixa de Gaza aderiram à greve”, depois de na segunda-feira ter sido levada a cabo uma acção de protesto em Ramallah, na Cisjordânia, que contou com a presença de correspondentes estrangeiros e jornalistas locais.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico, a União Europeia e o governo de unidade nacional da Palestina garantem que estão a fazer tudo para obter a libertação do jornalista da BBC.

Estes esforços foram saudados pela Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), que alertou contudo para o facto de “a credibilidade do novo governo de unidade nacional palestiniano depender absolutamente da capacidade de intervir e garantir a libertação” do jornalista, frisando que “é necessário fazer mais a nível oficial para isolar estes grupos extremistas e providenciar protecção aos jornalistas que trabalham na região”.

Partilhe