Proprietário de sítio crítico do governo morto na Rússia

Magomed Yevloyev, dono do www.ingushetiya.ru – um sítio que noticia alegados abusos, raptos e assassinatos praticados pelas autoridades na república russa da Ingushia –, foi morto a tiro a 31 de Agosto quando se encontrava sob custódia policial.

Organizações como a Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), o Instituto Internacional de Imprensa (IPI), a Repórteres Sem Fronteiras (RSF) e o Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ) já exigiram uma investigação total e independente a esta morte, para que se esclareça o que aconteceu a Magomed Yevloyev e porque estava ele sob detenção.

A polícia alega que o tiro que atingiu Magomed Yevloyev na cabeça foi disparado “por acidente”, depois de o dono do sítio ter tentado tirar a arma a um agente, uma versão que não é aceite por familiares e amigos da vítima.

Durante o funeral do jornalista, realizado a 2 de Setembro, a polícia dispersou protestos de cidadãos inconformados com o assassinato do responsável máximo por uma das poucas fontes de informação alternativas daquela república do Cáucaso.

Partilhe