Projeto sobre Literacia para os Media e Jornalismo partilha resultados e práticas

O projeto-piloto sobre Literacia para os Media e Jornalismo, que formou, este ano, uma centena de professores do 3.º ciclo e do secundário, vai apresentar resultados e partilhar boas práticas durante um encontro que se realiza na segunda-feira, dia 16 de setembro, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

O encontro contará com a presença dos ministros da Cultura e da Educação e com uma mensagem gravada do Presidente da República.

Concebido por jornalistas e académicos da área da comunicação para professores, o projeto resulta de um protocolo entre o Sindicato dos Jornalistas e o Ministério da Educação, efetivado através da Direção-Geral da Educação.

Em janeiro de 2017, na sequência do 4.º Congresso dos Jornalistas Portugueses, que aprovou uma moção considerando urgente promover a literacia para os media, o Sindicato dos Jornalistas apresentou ao Ministério da Educação uma proposta de intervenção nessa área.

Dois anos depois, a 26 de janeiro, o projeto arrancava em cinco escolas de todo o Continente, com cinco equipas de dois formadores – um com um perfil mais académico na área da comunicação, outro com um perfil mais de jornalista profissional –, em cinco sessões simultâneas, destinadas a disponibilizar aos participantes – 100 professores de 40 agrupamentos de escolas das regiões Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve – metodologias, recursos e ferramentas que estes possam usar nas atividades de Literacia para os Media que vão desenvolver com os seus alunos e com as comunidades escolar e educativa.

A longo prazo, este projeto – que resulta de uma parceria entre o Sindicato dos Jornalistas e o Ministério da Educação – tem por objetivo capacitar pelo menos dois professores responsáveis por lecionar a disciplina de Cidadania em cada um dos 812 agrupamentos de escolas.

Ao mesmo tempo, pretende envolver os jornalistas na formação de professores e alunos sobre os desafios que hoje pendem sobre a importante função de mediar e escrutinar a realidade.

Este projeto, que conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República, é uma parceria entre o Sindicato dos Jornalistas e o Ministério da Educação, financiado pela Direção-Geral da Educação (Ministério da Educação) e pelo Cenjor (com recurso a verbas do Ministério da Cultura).

Consulte e descarregue o programa aqui.

Partilhe