Concebido por jornalistas e académicos da área da comunicação para professores, o projeto resulta de um protocolo entre o Sindicato dos Jornalistas e o Ministério da Educação, efetivado através da Direção-Geral da Educação.
Em janeiro de 2017, na sequência do 4.º Congresso dos Jornalistas Portugueses, que aprovou uma moção considerando urgente promover a literacia para os media, o Sindicato dos Jornalistas apresentou ao Ministério da Educação uma proposta de intervenção nessa área.
Dois anos depois, a 26 de janeiro, o projeto arrancava em cinco escolas de todo o Continente, com cinco equipas de dois formadores – um com um perfil mais académico na área da comunicação, outro com um perfil mais de jornalista profissional –, em cinco sessões simultâneas, destinadas a disponibilizar aos participantes – 100 professores de 40 agrupamentos de escolas das regiões Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve – metodologias, recursos e ferramentas que estes possam usar nas atividades de Literacia para os Media que vão desenvolver com os seus alunos e com as comunidades escolar e educativa.
A longo prazo, este projeto – que resulta de uma parceria entre o Sindicato dos Jornalistas e o Ministério da Educação – tem por objetivo capacitar pelo menos dois professores responsáveis por lecionar a disciplina de Cidadania em cada um dos 812 agrupamentos de escolas.
Ao mesmo tempo, pretende envolver os jornalistas na formação de professores e alunos sobre os desafios que hoje pendem sobre a importante função de mediar e escrutinar a realidade.
Este projeto, que conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República, é uma parceria entre o Sindicato dos Jornalistas e o Ministério da Educação, financiado pela Direção-Geral da Educação (Ministério da Educação) e pelo Cenjor (com recurso a verbas do Ministério da Cultura).
[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]Consulte e descarregue o programa aqui.[/vc_column_text][vc_empty_space][/vc_column][/vc_row]