Projecto “MediaDigIT” em análise na Casa da Imprensa

Os resultados do projecto “Digitalização no Sector da Comunicação: Um Desafio para a Europa” vão ser apresentados dia 26 de Outubro, pelas 11 horas, na Casa da Imprensa, em Lisboa.

O projecto, também denominado “MediaDigIT”, investigou o impacto da tecnologia digital na comunicação social, envolveu entidades de cinco países, decorreu entre Outubro de 2005 e Setembro de 2007 e contou com a participação do Sindicato dos Jornalistas e do Cenjor. As conclusões apuradas vão permitir identificar as carências de formação existentes e criar instrumentos formativos capazes de suprir esse défice.

Na sessão participam Fernando Cascais, director do Cenjor, que falará sobre “a formação profissional dos jornalistas num mundo digital”, e José Luiz Fernandes, presidente da Assembleia Geral do Sindicato dos Jornalistas, que abordará o tema “Jornalismo e jornalistas: o desafio digital”.

A iniciativa termina com a conferência “Mass Media / Self Media: tempos de transição”, a proferir por Carlos Correia, director do Centro de Investigação para Tecnologias Interactivas da Universidade Nova de Lisboa.

Recorda-se que o projecto “MediaDigIT”, desenvolvido no âmbito do Programa Leonardo da Vinci, reuniu o SJ, o Colégio e o Sindicato de Jornalistas da Catalunha, o Sindicato dos Jornalistas de Chipre e quatro instituições de formação: o Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas (Cenjor), o Fundo de Formação da Zona Mediterrânica (Catalunha), o Centro de Educação e Formação de Rogaland (Noruega) e o Centro para o Desenvolvimento e Inovação na Educação (Roménia).

Partilhe