Projecto de Museu da Imprensa da Lusofonia apresentado em Lisboa

O projecto de criação de um Museu Sem Fronteiras da Imprensa da Lusofonia foi apresentado no Congresso da Democracia, que se realizou a 11 e 12 de Novembro, em Lisboa, por iniciativa da Associação 25 de Abril.

O projecto foi apresentado por Luís Humberto Marcos, director do Museu Nacional da Imprensa, durante a sua comunicação no painel “Portugal e o Mundo”.

O Museu sem Fronteiras aposta na preservação do património que ainda existe em diversos países e que corre o risco de desaparecer. Através da criação de museus seriam valorizados os espólios existentes nas comunidades lusófonas, como os já reunidos em Portugal e no Brasil. Esses museus teriam também visibilidade no ciberespaço, através do recurso às tecnologias multimédia.

O projecto do Museu Nacional da Imprensa já foi apresentado no Brasil, em Maio e Outubro deste ano, tendo já sido assinado em Porto Alegre, um protocolo para a criação de um museu de imprensa em Taquary, com base no espólio do terceiro jornal mais antigo do Brasil – o Taquaryense – que ainda é feito com composição manual.

Partilhe